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Programa do curso
de
ASTROCARACTEROLOGIA
uma teoria astrológica de
natureza cognitiva
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DESCRIÇÃO: A
ASTROCARACTEROLOGIA foi elaborada em 1989 pelo filósofo Olavo de Carvalho
que, inspirado na caracterologia de Ludwig Klages (1940), o caracterólogo
por excelência, deu forma final às antigas observações que os
escolásticos fizeram sobre as faculdades cognitivas e às relações que
foram estabelecidas entre estas e os astros celestes pelo filósofo árabe
Ibn’ Arabi (século XIII), desenvolvendo assim um instrumento atualmente
indispensável para psicólogos, pedagogos, astrólogos e profissionais
afins visto que ele proporciona uma avaliação da atenção individual,
sendo, por isso mesmo, de extremo auxílio na área de desenvolvimento
cognitivo, de orientação vocacional e existencial. A ASTROCARACTEROLOGIA
é uma tentativa de abordar o saber astrológico através daquilo que o
Ocidente melhor construiu em termos de conhecimento. Por isso, caso você
julgue esta formação necessária e caso lhe pareça que o diálogo com
outras disciplinas já existentes é fundamental para elevar o nível de
compreensão e debate sobre o fenômeno astrológico, saiba que este é o
curso certo. |
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OBJETIVO E RESULTADOS:
Visa explorar certos temas que fazem parte do imenso corpo de
conhecimentos com que a Astrologia freqüentemente dialoga mas que nem
sempre constam de um currículo regular ou são apresentados com o devido
rigor e aprofundamento, se tornando, por isso mesmo, uma oportunidade rara
para o próprio amadurecimento profissional.
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PROFESSOR RESPONSÁVEL:
Edil Carvalho iniciou seus estudos e pesquisas astrológicas em 1985 e
somente de 1991 a 1993 participou do curso de Astrocaracterologia com o próprio
filósofo Olavo de Carvalho, onde defendeu a tese sobre a vida e obra de
Fernando Pessoa. Lecionou esta pesquisa no instituto de Astrollogia &
Recursos Humanos de Curitiba de 1994 a 1996 e até hoje transmite ao astrólogo
iniciante noções básicas de cosmologia, filosofia e epistemologia.
Durante este trajeto, participou também do curso de iniciação sobre
simbolismo tradicional com o professor Eduardo Maia na Astrocientia (1985)
e do curso de verificação astrológica com o professor Raul Varella na
Unesp (1994). É co-autor do projeto Astrologia & Cinema: Uma Cosmovisão
e do blog Coordenadas Celestes:
coordenadascelestes.blogspot.com.
Premiado no simpósio do Sinarj em 2003 pelo texto Por uma Teoria Simbólica.
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DURAÇÃO: 20
aulas mensais, ministradas em finais de semana, com carga horaria de 12 horas
cada. |
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CRONOGRAMA:
(consulte as datas dos
seminários livres) |
PROGRAMA
1ª parte - Seminario Livre - 10 aulas
O Seminário Interdisciplinar de Astrologia será
realizado ao longo de 10 aulas temáticas, podendo ser assistidas independentemente, conforme o interesse do aluno.
Este seminário antecende o curso ASTROCARACTEROLOGIA.
2ª parte - Curso de Formação - 10 aulas
Para a realização destas aulas é necessário que o aluno tenha feito
a maioria
das aulas do Seminário Livre que visam estimular o leigo ou o já estudioso em
Astrologia a desenvolver toda uma metodologia de investigação
astrológica, compreendeendo com maior discernimento tudo aquilo que
porventura continua confuso ou até mesmo contraditório, desenvolvendo uma
técnica de interpretação que permita diagnosticar a personalidade humana
naquilo que ela tem de mais singular, com clareza e precisão.
CRONOGRAMA
:: do Seminário Livre
Aula 01:
ASTROLOGIA & COSMOLOGIA
AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE MUNDO E DE UM PROVÁVEL SENTIDO PARA A EXISTÊNCIA HUMANA
Exposição das diversas concepções que o ser humano foi nutrindo sobre o seu lugar
dentro do Cosmos em diversas épocas e culturas
- a composição do quadro cósmico antigo e moderno.
- a Renascença: a mudança de visão, de paradigma, ou a grande ruptura epistemológica. O Homem ocupa o trono de Deus.
- a perda da noção metafísica e espiritual e a (in)conseqüente divinização da natureza e da sociedade.
- a ruptura entre as ciências naturais e humanas: a vida já não pode ser compreendida para além da
matéria e do tempo.
- as Artes Liberais: sistema pedagógico que visava compreender, de maneira global, a dimensão natural, humana e divina.
Aula 02:
ASTROLOGIA & ONTOLOGIA
O ESTUDO DO SER, PARA ALÉM DAS SUAS DETERMINAÇÕES FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS
Compreensão da noção de Ser, para além de suas determinações físicas, psicológicas
e sociais
- a misteriosa noção de substância e essência: o sentido da unidade e da integridade do ser.
- as Categorias e as Causas Aristotélicas: um método para compreender todos os seres e fenômenos.
- a perda da noção de essência imutável e a concepção do universo como um processo vivente e dinâmico.
- a natureza da singularidade humana: fruto supremo da existência. A realização do próprio ser. A estrutura da personalidade humana.
- a pesquisa estatística de Michel Gauquelin: mal entendidos entre a comunidade científica e astrológica.
Aula 03:
ASTROLOGIA & EPISTEMOLOGIA
O PROCESSO DO CONHECIMENTO: DA PERCEPÇÃO INICIAL CONFUSA À LEI QUE REPOUSA O ESPÍRITO
Exposição do processo inerente ao conhecimento: da percepção inicial confusa à lei
que repousa o espírito
- os 4 discursos Aristotélicos: o conhecimento lógico e científico como fruto e prolongamento do conhecimento intuitivo e mítico.
- Jean Piaget e o salto epistemológico: passagem do reino dos fatos para o reino dos princípios.
- Ciência, suas exigências e suas problemáticas: a evidência, os dispositivos de registro, a sistematização. Delimitação do campo, metodologia, conceituação unívoca, reavaliação crítica e periódica, unidade lógica e coerência externa.
- Astrologia e seus impasses: a discrepância entre a sua prática e a sua teoria.
- a lição de Max Weber: como compreender o mundo natural e humano.
Aula 04:
CONHECENDO O SER HUMANO: A ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
A BIOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER O SER HUMANO
Compreensão da diferença e da singularidade humana através da biografia: a forma
única e particular com que cada pessoa dirige a própria vida e imprime um rumo
muito diferenciado à própria história
- a racionalidade intencional: a seqüência de atos necessários
para se atingir um fim.
- Biografia e Destinologia: a unidade de um projeto vital mantido
ao longo de toda a adversidade da vida.
- Honório Delgado: a presença, o ato e a biografia humana.
- "Eu sou eu e minha circunstância": a vontade individual X a
circunstância momentânea.
Aula 05:
CONHECENDO O SER HUMANO: A PSICOLOGIA 1
A PSICOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER O SER HUMANO
Reconstituição da História da Psicologia e de suas possíveis relações com a
Astrologia
- história das idéias psicológicas: a confusão entre os instintos (triebe) e os interesses (triebfedem)
- Maurice Pradines: a sensação e o instinto como dimensões perceptivas e intelectuais. A emergência da consciência: dimensão espiritual da vida humana. O inconsciente normal e o patológico.
Aula 06:
CONHECENDO O SER HUMANO: A PSICOLOGIA 2
A PSICOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER O SER HUMANO
Compreeensão das noções de instinto, interesse, consciente, inconsciente e ego
- em busca de uma causalidade psíquica: entendendo as causas do ato e do comportamento humanos.
- A psique: zona de indeterminação e liberdade que, ao introjetar certas determinações, cria o ego. O ego neurótico: uma construção mal feita. O ego pontífex: possibilidade de reconstrução do ego. A personalidade poética.
Aula 07: CONHECENDO O SER HUMANO: A CARACTEROLOGIA
A TIPOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER O SER HUMANO
Reconstituição da História da Tipologia e de suas possíveis relações com a
Astrologia, estudando as tipologias mais famosas: Lipot Szondi, Rene Le Senne,
Jung
- O estudo da personalidade: entendendo a diferença e a singularidade própria dos seres humanos.
- W. Allport e a constelação de valores pessoais.
- Ludwig Klages e a diferença qualitativa da alma individual.
- As tipologias de Jung, René Le Senne, Lipot Szondi.
Aula 08:
ASTROLOGIA & SIMBOLOGIA
OS VÁRIOS NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO: A PURA ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS, A BELA METÁFORA E A RIGOROSA ANALOGIA
Compreensão dos símbolos através da Teoria Simbólica e da Religião Comparada,
percebendo os vários níveis de representação: a pura associação de idéias, a bela
metáfora e a rigorosa analogia.
- Gilbert Durand e as estruturas antropológicas do imaginário
- René Guenón e a teoria analógica
- A Dialética Simbólica: analogia dos astros celestes com certas funções psicológicas
- As doze perspectivas de vida e as Doze Casas Astrológicas.
AULA 09: A EXPERIÊNCIA DO CONHECIMENTO:
Analogia do Sol com a intuição
AULA 10: A EXPERIÊNCIA DO CONHECIMENTO:
Analogia de Saturno com a Razão
:: da Formação em Astrocaracterologia (técnicas)
(Pré-requisito:
necessário ter feito a maioria das aulas do seminário)
AULA 11: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DO SOL NAS CASAS ZODIACAIS
(da Casa I à Casa VI)
AULA 12: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DO SOL NAS CASAS ZODIACAIS
(da Casa VII à Casa XII)
AULA 13: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE SATURNO NAS CASAS ZODIACAIS
(da Casa I à Casa VI)
AULA 14: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE SATURNO NAS CASAS ZODIACAIS
(da Casa VII à Casa XII)
AULA 15: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DA LUA NAS CASAS ZODIACAIS
(da Casa I à Casa VI)
AULA 16: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DA LUA NAS CASAS ZODIACAIS
(da Casa VII à Casa XII)
AULA 17: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE VÊNUS NAS CASAS ZODIACAIS
(em todas as Casas)
AULA 18: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE MARTE NAS CASAS ZODIACAIS
(em todas as Casas)
AULA 19: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE JÚPITER NAS CASAS ZODIACAIS
(em todas as Casas)
AULA 20: ENTREVISTAS E DOCUMENTÁRIOS DE PERSONALIDADES CÉLEBRES:
dedução dos seus respectivos mapas astrológicos
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