Curso de Astrocaracterologia - Astrologia

Programa do curso

de

ASTROCARACTEROLOGIA

uma teoria astrológica de natureza cognitiva

 

DESCRIÇÃO: A ASTROCARACTEROLOGIA foi elaborada em 1989 pelo filósofo Olavo de Carvalho que, inspirado na caracterologia de Ludwig Klages (1940), o caracterólogo por excelência, deu forma final às antigas observações que os escolásticos fizeram sobre as faculdades cognitivas e às relações que foram estabelecidas entre estas e os astros celestes pelo filósofo árabe Ibn’ Arabi (século XIII), desenvolvendo assim um instrumento atualmente indispensável para psicólogos, pedagogos, astrólogos e profissionais afins visto que ele proporciona uma avaliação da atenção individual, sendo, por isso mesmo, de extremo auxílio na área de desenvolvimento cognitivo, de orientação vocacional e existencial. A ASTROCARACTEROLOGIA é uma tentativa de abordar o saber astrológico através daquilo que o Ocidente melhor construiu em termos de conhecimento. Por isso, caso você julgue esta formação necessária e caso lhe pareça que o diálogo com outras disciplinas já existentes é fundamental para elevar o nível de compreensão e debate sobre o fenômeno astrológico, saiba que este é o curso certo.

OBJETIVO E RESULTADOS: Visa explorar certos temas que fazem parte do imenso corpo de conhecimentos com que a Astrologia freqüentemente dialoga mas que nem sempre constam de um currículo regular ou são apresentados com o devido rigor e aprofundamento, se tornando, por isso mesmo, uma oportunidade rara para o próprio amadurecimento profissional.

PROFESSOR RESPONSÁVEL: Edil Carvalho iniciou seus estudos e pesquisas astrológicas em 1985 e somente de 1991 a 1993 participou do curso de Astrocaracterologia com o próprio filósofo Olavo de Carvalho, onde defendeu a tese sobre a vida e obra de Fernando Pessoa. Lecionou esta pesquisa no instituto de Astrollogia & Recursos Humanos de Curitiba de 1994 a 1996 e até hoje transmite ao astrólogo iniciante noções básicas de cosmologia, filosofia e epistemologia. Durante este trajeto, participou também do curso de iniciação sobre simbolismo tradicional com o professor Eduardo Maia na Astrocientia (1985) e do curso de verificação astrológica com o professor Raul Varella na Unesp (1994). É co-autor do projeto Astrologia & Cinema: Uma Cosmovisão e do blog Coordenadas Celestes:
coordenadascelestes.blogspot.com
Premiado no simpósio do Sinarj em 2003 pelo texto Por uma Teoria Simbólica.

DURAÇÃO: 20 aulas mensais, ministradas em finais de semana, com carga horaria de 12 horas cada.
CRONOGRAMA: (consulte as datas dos seminários livres

 
PROGRAMA

1ª parte - Seminario Livre - 10 aulas

O Seminário Interdisciplinar de Astrologia será realizado ao longo de 10 aulas temáticas, podendo ser assistidas independentemente, conforme o interesse do aluno. Este seminário antecende o curso ASTROCARACTEROLOGIA. 

2ª parte - Curso de Formação - 10 aulas

Para a realização destas aulas é necessário que o aluno tenha feito a maioria das aulas do Seminário Livre que visam estimular o leigo ou o já estudioso em Astrologia a desenvolver toda uma metodologia de investigação astrológica, compreendeendo com maior discernimento tudo aquilo que porventura continua confuso ou até mesmo contraditório, desenvolvendo uma técnica de interpretação que permita diagnosticar a personalidade humana naquilo que ela tem de mais singular, com clareza e precisão.

 

CRONOGRAMA

:: do Seminário Livre

Aula 01: ASTROLOGIA & COSMOLOGIA
AS DIVERSAS CONCEPÇÕES DE MUNDO E DE UM PROVÁVEL SENTIDO PARA A EXISTÊNCIA HUMANA
Exposição das diversas concepções que o ser humano foi nutrindo sobre o seu lugar dentro do Cosmos em diversas épocas e culturas

  • a composição do quadro cósmico antigo e moderno.
  • a Renascença: a mudança de visão, de paradigma, ou a grande ruptura epistemológica. O Homem ocupa o trono de Deus.
  • a perda da noção metafísica e espiritual e a (in)conseqüente divinização da natureza e da sociedade.
  • a ruptura entre as ciências naturais e humanas: a vida já não pode ser compreendida para além da matéria e do tempo
  • as Artes Liberais: sistema pedagógico que visava compreender, de maneira global, a dimensão natural, humana e divina. 

Aula 02: ASTROLOGIA & ONTOLOGIA
O ESTUDO DO SER, PARA ALÉM DAS SUAS DETERMINAÇÕES FÍSICAS, PSICOLÓGICAS E SOCIAIS
Compreensão da noção de Ser, para além de suas determinações físicas, psicológicas e sociais

  • a misteriosa noção de substância e essência: o sentido da unidade e da integridade do ser.
  • as Categorias e as Causas Aristotélicas: um método para compreender todos os seres e fenômenos.
  • a perda da noção de essência imutável e a concepção do universo como um processo vivente e dinâmico.
  • a natureza da singularidade humana: fruto supremo da existência. A realização do próprio ser. A estrutura da personalidade humana.
  • a pesquisa estatística de Michel Gauquelin: mal entendidos entre a comunidade científica e astrológica.

Aula 03: ASTROLOGIA & EPISTEMOLOGIA
O PROCESSO DO CONHECIMENTO: DA PERCEPÇÃO INICIAL CONFUSA À LEI QUE REPOUSA O ESPÍRITO
Exposição do processo inerente ao conhecimento: da percepção inicial confusa à lei que repousa o espírito

  • os 4 discursos Aristotélicos: o conhecimento lógico e científico como fruto e prolongamento do conhecimento intuitivo e mítico.
  • Jean Piaget e o salto epistemológico: passagem do reino dos fatos para o reino dos princípios.
  • Ciência, suas exigências e suas problemáticas: a evidência, os dispositivos de registro, a sistematização. Delimitação do campo, metodologia, conceituação unívoca, reavaliação crítica e periódica, unidade lógica e coerência externa.
  • Astrologia e seus impasses: a discrepância entre a sua prática e a sua teoria.
  • a lição de Max Weber: como compreender o mundo natural e humano.

Aula 04: CONHECENDO O SER HUMANO: A ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
A BIOGRAFIA COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER O SER HUMANO
Compreensão da diferença e da singularidade humana através da biografia: a forma única e particular com que cada pessoa dirige a própria vida e imprime um rumo muito diferenciado à própria história

  • a racionalidade intencional: a seqüência de atos necessários para se atingir um fim.
  • Biografia e Destinologia: a unidade de um projeto vital mantido ao longo de toda a adversidade da vida.
  • Honório Delgado: a presença, o ato e a biografia humana.
  • "Eu sou eu e minha circunstância": a vontade individual X a circunstância momentânea. 

Aula 05: CONHECENDO O SER HUMANO: A PSICOLOGIA 1
A PSICOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER O SER HUMANO
Reconstituição da História da Psicologia e de suas possíveis relações com a Astrologia

  • história das idéias psicológicas: a confusão entre os instintos (triebe) e os interesses (triebfedem)
  • Maurice Pradines: a sensação e o instinto como dimensões perceptivas e intelectuais. A emergência da consciência: dimensão espiritual da vida humana. O inconsciente normal e o patológico.

Aula 06: CONHECENDO O SER HUMANO: A PSICOLOGIA 2
A PSICOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER O SER HUMANO
Compreeensão das noções de instinto, interesse, consciente, inconsciente e ego

  • em busca de uma causalidade psíquica: entendendo as causas do ato e do comportamento humanos. 
  • A psique: zona de indeterminação e liberdade que, ao introjetar certas determinações, cria o ego. O ego neurótico: uma construção mal feita. O ego pontífex: possibilidade de reconstrução do ego. A personalidade poética. 

Aula 07: CONHECENDO O SER HUMANO: A CARACTEROLOGIA
A TIPOLOGIA COMO INSTRUMENTO PARA CONHECER O SER HUMANO
Reconstituição da História da Tipologia e de suas possíveis relações com a Astrologia, estudando as tipologias mais famosas: Lipot Szondi, Rene Le Senne, Jung

  • O estudo da personalidade: entendendo a diferença e a singularidade própria dos seres humanos.
  • W. Allport e a constelação de valores pessoais.
  • Ludwig Klages e a diferença qualitativa da alma individual. 
  • As tipologias de Jung, René Le Senne, Lipot Szondi.

Aula 08: ASTROLOGIA & SIMBOLOGIA
OS VÁRIOS NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO: A PURA ASSOCIAÇÃO DE IDÉIAS, A BELA METÁFORA E A RIGOROSA ANALOGIA
Compreensão dos símbolos através da Teoria Simbólica e da Religião Comparada, percebendo os vários níveis de representação: a pura associação de idéias, a bela metáfora e a rigorosa analogia.

  • Gilbert Durand e as estruturas antropológicas do imaginário
  • René Guenón e a teoria analógica
  • A Dialética Simbólica: analogia dos astros celestes com certas funções psicológicas
  • As doze perspectivas de vida e as Doze Casas Astrológicas.

AULA 09: A EXPERIÊNCIA DO CONHECIMENTO: Analogia do Sol com a intuição

AULA 10: A EXPERIÊNCIA DO CONHECIMENTO: Analogia de Saturno com a Razão


:: da Formação em Astrocaracterologia (técnicas) 
       (Pré-requisito: necessário ter feito a maioria das aulas do seminário)

AULA 11: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DO SOL NAS CASAS ZODIACAIS
               (da Casa I à Casa VI)

AULA 12: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DO SOL NAS CASAS ZODIACAIS
               (da Casa VII à Casa XII)

AULA 13: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE SATURNO NAS CASAS ZODIACAIS
               (da Casa I à Casa VI)

AULA 14: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE SATURNO NAS CASAS ZODIACAIS
               (da Casa VII à Casa XII)

AULA 15: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DA LUA NAS CASAS ZODIACAIS
               (da Casa I à Casa VI)

AULA 16: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DA LUA NAS CASAS ZODIACAIS
               (da Casa VII à Casa XII)

AULA 17: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE VÊNUS NAS CASAS ZODIACAIS
               (em todas as Casas)

AULA 18: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE MARTE NAS CASAS ZODIACAIS
               (em todas as Casas)

AULA 19: TÉCNICA DE INTERPRETAÇÃO DA POSIÇÃO DE JÚPITER NAS CASAS ZODIACAIS
               (em todas as Casas)

AULA 20: ENTREVISTAS E DOCUMENTÁRIOS DE PERSONALIDADES CÉLEBRES:
               dedução dos seus respectivos mapas astrológicos   


  < VOLTAR                           <HOME>